Tendo uma estreita ligação com o Kawasaki Racing Team, equipa com o qual Tom Sykes garantiu o Campeonato Mundial de SBK em 2013, e posteriormente afinada para levar Jonathan Rea a concretizar a atual temporada repleta de sucessos, a nova Ninja apresenta várias mudanças na sua aparência – como as subtis mas muito eficazes alterações na carenagem – e outras que só são percetíveis ao aproximar-se desta máquina “vencedora”, sendo que a mais evidente está no aprimoramento dos componentes da suspensão e da adoção de um sistema de travagem de qualidade “Premium”.
O slogan publicitário para a nova máquina é “Get Closer” ou seja, em breve os jornalistas convidados de toda a parte do globo irão apreciar de perto e pela primeira vez a Ninja ZX-R 2016 em Outubro, no lançamento exclusivo ao lado do Kawasaki Racing Team em Barcelona (Espanha).
“Este projeto não nasceu de uma “folha em branco”, uma vez que a atual Ninja ZX-10R tem uma boa base para ser desenvolvida”, comentou o líder deste projeto da KHI, Yoshimoto Matsuda.
“Concentrámos os nossos recursos numa melhoria global, quer em termos de engenharia, quer em performances. Estamos muito orgulhosos com o resultado; isso reflete um avanço significativo em termos de chassis e performances do motor, bem como proporcionar um conjunto de novas tecnologias para que o motociclista desfrute ao máximo da sua condução.
A equipa de desenvolvimento da KHI, com o apoio do Kawasaki Racing Team e dos pilotos Jonathan Rea e Tom Sykes, desenvolveram aquilo que muitos irão apelidar como a mais potente e competitiva Ninja ZX-10R jamais apresentada. Uma moto de pista altamente responsiva na estrada.”