Com uma herança de mais 40 anos, os modelos KX da Kawasaki são sobejamente conhecidos pelo seu sucesso nas competições pela sua "veia" vencedora; o mais recente caso de sucesso foi protagonizado por Ryan Villopoto aos comandos da KX450F de fábrica, alcançando o título no Campeonato Americano de Supercross 2013
Com componentes desenvolvidos por Villopoto e outros pilotos de fábrica, as novas KX250F e KX450F 2014 estão agora ainda mais refinadas e habilitadas para ganhar corridas, e também para provar o quão preparadas estão as máquinas do Team Green para suportar a dureza da competição.
A grande novidade na KX250F para este ano é a adição do modo de controlo de arranque, característica que a vai tornar na mais apetecível no paddock de MX2. Na mesma linha de sucesso da KX450F, a montagem de um simples interruptor no lado esquerdo do guiador, coloca uma 250cc ao nível de motos de maior cilindrada, tornando-a num pack muito completo, de um modelo já por si só apetecível.
Também como novidade tem os novos suportes do motor, para uma melhor aderência da roda dianteira, novos punhos, modificações na caixa de velocidades e novos castelos dos carretos (passa de 3 para 4 para uma melhorar passagem de caixa), e ainda a configuração da suspensão dianteira (SFF - Suspensões de Função Separada) e na suspensão Uni-Track traseira.
O que continua bem presente neste modelo é a sua grande potência derivado ao duplo injetor de combustível, aliado à tubagem direta de admissão, proporcionando através das fichas DFI a escolha de 3 mapas de injeção: standard, suave ou árduo.
Para os pilotos que preferem promover ajustes mais específicos no motor de forma a corresponder às suas necessidades - ou gravar dados durante a condução - o Kit Calibração KX está disponível tanto para a KX250F e KX450F, fazendo delas as máquinas mais fáceis de reprogramar do paddock.
Depois de ter dominado novamente o campeonato americano de Supercross em 2013, Ryan Villopoto considera a KX450F a arma ideal para gladiar-se num desporto que é seguido por milhares de fãs nos EUA e também no resto do Mundo.
As mudanças focaram-se naturalmente em manter sagrada aquela que se tornou a máquina mais formidável, e também a primeira escolha dos pilotos de Supercross MX1, fazendo pequenas alterações para manter a KX na liderança do pelotão nesta categoria.
Com algumas revisões relativamente ao modelo anterior, a suspensão pneumática dianteira PSF continua a ser a referência na 450F, assim como o modo de controlo de arranque que são o topo da tecnologia colocadas ao dispor do utilizador comum, e desenvolvido pelas equipas de fábrica da Kawasaki durante o Campeonato do Mundo de MX1 e do Supercross Americano.
Em resumo, Steve Guttridge, diretor de planeamento da Kawasaki Europa, mostra-se entusiasmado com a apresentação das novas KX.
“A KX450F está no topo no que respeita ao Supercross. O Ryan mostrou o quão dominante esta moto é, e estamos convictos que vamos ver mais pilotos em KX450F na próxima época desportiva.
Para os pilotos de MX2, a KX250F já é uma "senhora" moto, com uma invejável reputação quer em durabilidade quer em performances. Com a novidade do modo de controlo de arranque no modelos de 2014, as coisas foram elevadas ainda para um patamar mais alto, premiando assim os pilotos de fim de semana nas suas corridas locais, assim como os pilotos profissionais nos palcos Europeus e Mundiais.”